A partir desta sexta-feira (1º), a Sanepar passa a distribuir, para todo o Estado, um novo modelo de conta com mais informações sobre a qualidade da água distribuída e os serviços prestados pela empresa.

Além dos resultados dos parâmetros de qualidade de água que já são informados pela empresa, desde março deste ano, as novas contas irão apresentar informações sobre a quantidade de análises que devem ser executadas, segundo a portaria 518 do Ministério da Saúde. Também vai constar a quantidade de amostras analisadas e a quantidade de amostras que atenderam aos padrões de potabilidade.

A conta também traz um campo onde são apresentados comentários sobre os dados informados. Os usuários da Tarifa Social também terão em suas contas informações mais claras sobre o valor do benefício.

A informação sobre a qualidade da água distribuída é uma exigência do Decreto Federal 5.440/05, que obriga as companhias de abastecimento a informar o resultado das análises dos parâmetros usados no controle de qualidade da água. A Sanepar foi uma das primeiras empresas do setor a atender às exigências do decreto. Esses resultados também estão disponíveis nos escritórios da Sanepar, pelo telefone 115 e pela internet, no site www.sanepar.com.br.

Controle de qualidade

A Sanepar já realiza controle rigoroso da água que distribui, em cumprimento à Portaria 518 do Ministério da Saúde. Por mês, a empresa analisa mais de 100 mil parâmetros para realizar o controle de qualidade da água fornecida.