A Sanepar conquistou, nesta terça-feira (24), o mais importante prêmio de saneamento das Américas, o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS/2006) – nível II – Troféu Ouro. O prêmio veio através da Unidade Regional de Ponta Grossa, que atende 33 sistemas, em 12 municípios. Já no nível I, a vitória coube à Unidade de Serviço Industrial de Londrina, responsável pela produção de água e coleta e tratamento de esgoto para Londrina, Cambé e Tamarana.

O PNQS é concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) em reconhecimento às empresas que adotam práticas de qualidade na gestão de seus processos. Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, a premiação obtida pelas unidades de Ponta Grossa e de Londrina ?reafirma a Sanepar como referência internacional em saneamento.?

Ele explica que, para os usuários da Sanepar, ?o reconhecimento da Abes é mais um certificado de garantia quanto à qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Ou seja, a água distribuída para a população está rigorosamente dentro do que estabelece a Portaria 518 do Ministério da Saúde; e o processo de coleta e de tratamento de esgoto atende o que preconiza a legislação.?

Outro aspecto destacado por Stênio, de acordo com a avaliação feita pela Abes, é quanto ao atendimento dado ao usuário. ?Temos um relacionamento aberto com nossos consumidores, ouvindo suas reclamações e promovendo o atendimento social e de saúde para a população carente?, afirma.

A Abes também considera como fundamental o atendimento às prefeituras e câmaras municipais, que delegam à Sanepar a responsabilidade para atuar no setor de saneamento básico, por meio dos contratos de concessão. ?Especificamente no caso de Ponta Grossa, que concorria na categoria mais difícil ? nível II, ficou evidenciado que a Sanepar e os poderes concedentes são parceiros, e juntos buscam atender as demandas da sociedade. Para tanto, estamos sempre buscando melhorar nossos processos.?

Os oito critérios de excelência avaliados são: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados.

Tradição

A Sanepar é uma das empresas mais premiadas pela Abes. A primeira unidade da empresa a receber o reconhecimento foi Cornélio Procópio, em 1997. Com as conquistas de 2006, a empresa aumenta a coleção de prêmios do PNQS. As unidades já reconhecidas foram: Campo Mourão, União da Vitória, Guarapuava, Paranavaí, Apucarana, Toledo, Foz do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa (nível I) e agora novamente Ponta Grossa e Londrina.

A premiação será entregue no dia 16 de novembro, em Belo Horizonte.