A Sanepar pretende investir cerca de R$ 2 milhões para ampliação dos sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto no município de Santa Mariana.

As obras ocorrerão nos próximos 12 meses. Somente para o sistema de esgoto, os investimentos devem chegar a R$ 1,5 milhão, beneficiando 320 famílias.

Com as obras, a companhia vai elevar o índice de coleta e tratamento de esgoto para 65% da população. Atualmente, 38% têm acesso aos serviços. A região norte da cidade irá receber 2,5 mil metros de linhas de recalque e a Estação de Tratamento de Esgoto será ampliada, elevando a capacidade produtiva dos atuais 15 litros por segundo(l/s) para 30 l/s.

?Com estes investimentos, estamos garantindo mais saúde para a comunidade?, destaca o gerente regional da empresa, Milton Borghi. A Sanepar já leva água tratada para quase 100% dos moradores e agora está começando a operar um novo poço de captação no distrito Panema.

Política de governo

A política de atuação do Governo do Estado, na área de saneamento ambiental, prevê, não só a universalização do acesso à água tratada e de qualidade, como também a ampliação dos índices de atendimento com coleta e tratamento de esgoto. A meta da Sanepar é alcançar, até 2010, um índice de atendimento com esgoto de, no mínimo, 65% para as cidades com população entre 5 e 50 mil habitantes, e de 80% para cidades com mais de 50 mil habitantes.