A Sanepar renovou, nesta quarta-feira, a concessão com mais um município do Noroeste do Estado. O prefeito de Querência do Norte, Vlaumir Rodrigues, e o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, assinaram um contrato que permitirá à empresa administrar os serviços de saneamento básico da cidade pelos próximos 30 anos.

A renovação permitirá que a Sanepar invista cerca de R$ 5 milhões em obras para o município. A meta da companhia é atender a 65% da população com serviços de esgoto até 2010. Além da ampliação da rede de esgoto, a Sanepar vai aumentar a capacidade de reservação de água em Querência, e reduzir em 50% a tarifa dos prédios municipais, possibilitando uma economia de R$ 30 mil por ano para a cidade.

Para atender as comunidades rurais próximas, serão implantados 11 mil metros de rede através do programa Saneamento Rural. “O poço para garantir a água já está perfurado. Com a implantação da rede, poderemos garantir o abastecimento para as 42 famílias que vivem no Grupo Ribeirinho, uma comunidade rural próxima a Querência”, afirma Stênio.

Para o prefeito de Querência do Norte, o apoio do governo do Estado está possibilitando o desenvolvimento da região Noroeste. “Os rios da região estão secando por causa do solo arenoso, típico desta área. Por isso, é fundamental a tecnologia da Sanepar, que garante o abastecimento da população, mesmo com os problemas ocasionados pela redução do volume de água dos nossos mananciais”, afirma Rodrigues. A reunião para assinatura do contrato também contou com a presença do deputado estadual Cleiton Kiélse.