As fortes chuvas e ventos registrados na quinta-feira, 21, causaram vários transtornos em Curitiba e Região Metropolitana, entre eles a falta de água. De acordo com a Sanepar, moradores de Quatro Barras, Campina Grande do Sul e parte de Pinhais estão sem abastecimento. As estações de Tratamento de Esgoto foram as mais prejudicadas e quatro delas continuam paralisadas por falta de energia elétrica. De acordo com a Copel, 137 mil casas ficaram sem luz. No Parque da Ciência, o prejuízo foi ambiental. Dezenas de árvores caíram.

As equipes da Sanepar continuaram durante a sexta-feira (22) trabalhando em caráter de emergência. Conforme o gerente-geral da Região Metropolitana de Curitiba, Antônio Carlos Gerardi, as elevatórias das estações de tratamento de esgoto Canguiri, Adalto Botelho, Santa Luzia e Menino Deus estão inativas. ?Em termos de danos materiais, apenas a Estação de Tratamento de Água do Iraí teve destelhamento e vidros quebrados, mas a produção de água da estação não chegou a ser afetada?, esclareceu.

Sem água

O temporal, derrubou postes e provocou a interrupção de energia em Quatro Barras, Campina Grande do Sul e parte de Pinhais e também afetou o abastecimento de água na região. Por conta da falta de energia para operar os equipamentos da Sanepar, cerca de 15 mil pessoas sofrem problemas com o fornecimento de água. Técnicos da empresa trabalhavam em obras emergenciais para poder normalizar a distribuição de água ainda nesta sexta-feira (22).