A mais de 2,9 mil quilômetros da capital paulista, São Luís, no Maranhão, está na ponta da língua dos cerca de 3 mil componentes da Acadêmicos do Tucuruvi. É a cidade maranhense que vai inspirar e embalar a escola no primeiro dia de carnaval no sambódromo do Anhembi.

A azul, branco, vermelho e amarelo, por meio do samba-enredo “São Luís do Maranhão: um universo de encantos e magias”, buscará seu primeiro título no grupo de elite da festa paulistana.

De acordo com o carnavalesco Wagner Santos, o samba-enredo foi escolhido como uma forma de valorizar o Brasil. “Precisamos conhecer o que é nosso, valorizar nossa gente, nossa cultura. São Luís é diversidade cultural, é beleza do País. Vale a pena divulgá-la.” Santos revela que a Acadêmicos “não vai gastar menos de 1 milhão” e que há um pequeno apoio financeiro da Secretaria de Turismo do governo maranhense.

O carnavalesco diz que o objetivo da escola é “fazer um bom carnaval, para estar pelo menos entre as cinco melhores, e também mostrar que a Acadêmicos não é pequena, que ela está investindo e se desenvolvendo”.

Ele aposta na infraestrutura da escola, que deve levar à avenida diversidade de cores nas 23 alas, criatividade e bom gosto nos materiais dos cinco carros alegóricos. “Não se trata de tamanho, mas de qualidade”, reforça. A Acadêmicos do Tucuruvi ficou em sétimo lugar no desfile do ano passado.

Fundada em 1976, a escola terá neste Carnaval Valéria de Paula como rainha da bateria e a dançarina Sheila Mello, ex-participante do reality show “A Fazenda 2”, como madrinha da bateria.

Confira o samba-enredo da Tucuruvi:

Terra abençoada pelas mãos do criador

Sublime paraíso: a ilha do amor!

Um marco francês ali se fez

Surge assim a miscigenação…

É canto, é dança, é devoção

Heranças da cultura afro-brasileira

Seu ritmo embala a multidão

No carnaval levanta poeira

Tem São João, bumba-meu-boi a encantar

Seu folclore é tradição popular

É arte, é cultura pra te emocionar

A arquitetura reflete a beleza

Tem magia e sedução esta cidade

Patrimônio da humanidade

Bom é sentir o calor

A brisa soprar na beira do mar

No esporte ser um vencedor

Na gastronomia “provar seu sabor”

Berço de poetas imortais

Lendas que estão vivas na memória

De um povo valente e guerreiro que faz sua história

Na capital do “reggae” meu samba vai te embalar

Pode aplaudir, o show vai começar!

Tucuruvi chegou!

O som do tambor vai ecoar

Pra conquistar o seu coração

Em São Luís do Maranhão