A Secretaria de Saúde e Saneamento vai intensificar, a partir de segunda, 18, a vacina contra a hepatite B, em todos os postos e núcleos de saúde de Foz do Iguaçu. O objetivo é vacinar cerca de 12 mil pessoas, com idades entre 0 e 19 anos.

A Divisão de Epidemiologia pede aos pais que têm crianças e pessoas não imunizadas contra a doença, para que compareçam aos postos ou núcleos de saúde mais próximo, no horário normal de expediente, especialmente entre os dias 18 e 22 e de 25 a 29 de outubro. A dose é gratuita.

A hepatite B é uma doença causada por um vírus, transmitido por meio do sangue e na relação sexual. As pessoas infectadas apresentam sintomas como vômito, dor de barriga, fraqueza, pele amarelada, urina escura e fezes claras.

A doença pode evoluir de forma crônica para cirrose e câncer de fígado em 10% dos casos. É um dos tipos mais graves de hepatite, segundo avaliação das autoridades sanitárias.

Para fazer o controle, o Paraná vem desenvolvendo ações de intensificação contra a hepatite B. Em Foz, desde 1995, a vacina foi introduzida no cronograma de rotina de imunização para menores de um ano.

Em agosto de 1998, a vacina foi ampliada para crianças de até 14 anos completos. Em outubro de 2000, foi implantada como vacina de rotina nas maternidades dos hospitais Costa Cavalcanti e Monsenhor Guilherme, garantindo aos recém-nascidos a primeira dose da vacina ainda no hospital.

Em 2001, dando continuidade ao plano de controle, a vacinação foi ampliada para pessoas de até 19 anos completos.

Esclarecimentos

Para ficar protegido contra a doença são necessárias três doses da vacina. As pessoas de até 19 anos, que ainda não tomaram a 1a, 2a e/ou 3a dose, podem fazê-lo nos postos de Saúde. Ao procurar as unidades a pessoa precisa ter em mãos a carteira ou o comprovante de vacinação.

Para saber se a sua vacina ou do seu filho está atrasada, basta verificar a data a lápis (data do retorno) ou procurar o posto mais próximo de casa.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que está ministrando apenas a vacina contra a hepatite B. A vacina contra hepatite do tipo A somente está disponível na rede privada. Contra o tipo C não existe vacina. Maiores informações sobre a doença podem ser obtidas no Ambulatório de Hepatite, que funciona no prédio do CEM ? Centro de Especialidades Médicas, na Avenida Paraná, 1525.