A Secretaria da Saúde, por intermédio do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST), se reúne desde o início deste mês com representantes das empresas montadoras de automóveis Volvo, Renault e Volkswagen, para discutir ações relacionadas à saúde do trabalhador. Também participam das reuniões representantes do INSS, Sindicato dos Metalúrgicos do Estado, Delegacia Regional do Trabalho e Secretaria de Emprego, Trabalho e Promoção Social.

Segundo Cezar Benoliel, diretor do Centro Estadual da Saúde do Trabalhador, no mês novembro os técnicos do CEST fizeram visitas às montadoras para realizar inspeções no ambiente de trabalho, com o objetivo de detectar possíveis riscos que o trabalhador pode enfrentar.

Nestas empresas foram encontrados trabalhadores com doenças relacionadas ao trabalho, como Lesões por Esforços Repetitivos (LER), alergias, dentre outras. Muitas dessas doenças, assim como acidentes mais graves, acabam onerando o Estado, já que geram aposentadorias precoces no sistema previdenciário.

O CEST, em conjunto com os profissionais de saúde destas empresas, firmaram acordo para desenvolver um Projeto amplo para interferir no problema, pensando ações positivas e benéficas ao trabalhador do Paraná.