O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Mauro Oliveira, propôs ontem (31), durante palestra para a comunidade acadêmica de ciência e tecnologia, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFP), a instalação de um fórum permanente de discussões sobre os projetos de inclusão digital do governo federal. Ressaltou que o fórum seria uma interface oficial da academia e da sociedade com o Ministério das Comunicações, que fortaleceria a interlocução de projetos estruturais para o Nordeste. "Estamos em busca de um modelo harmônico e descentralizado para o setor", disse ele.

Oliveira destacou como prioritário o projeto nacional do sistema brasileiro de TV digital, que está sendo elaborado por 1.200 pesquisadores de 119 instituições e será apresentado até 10 de março. Ele disse que o principal benefício será a interatividade.

Na opinião do reitor da UFP, Amaro Lins, a criação de um fórum permanente é importante no sentido de estabelecer um ambiente favorável à contribuição de sugestões de alto nível, no que se refere às políticas públicas de telecomunicações.