O governador Roberto Requião autorizou a ampliação em 7.504 vagas para professores das disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia, Educação Física, Matemática, Ciências e Biologia, que deverão ser preenchidas por educadores aprovados e classificados no concurso de 2003.

Na época foram ofertadas 16.621 vagas, que já estão preenchidas. Em função da demanda nestes três anos, a Secretaria da Educação nomeou entre os dois concursos – 2003 e 2004 – 26.564 professores concursados e agora amplia para 34.068.

A chefe do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria, Sheila Regina Basso Assef, explica que o motivo de uma nova chamada é atualizar a equipe de professores em relação a novas demandas que vão surgindo. ?Esta foi uma ação da Secretaria da Educação com a finalidade de estabilizar o quadro de Recursos Humanos?, afirma, e adianta que ?ainda em agosto será divulgado um edital de mais um concurso, desta vez para auxiliares em serviços gerais que vai preencher 11.800 vagas?.

Neste último final de semana foi realizado o concurso para o preenchimento de 8.043 vagas dirigidas ao quadro técnico e para auxiliares de laboratórios nas escolas estaduais.?É o fim do vínculo precário na Educação?, destaca o secretário da Educação, Maurício Requião, referindo-se à ampliação de vagas para professores e aos concursos para o quadro de educadores que auxiliam nas escolas.

Os professores serão convocados para preenchimento das vagas ampliadas nos dias 18 e 19 de agosto e farão a entrega de habilitação, escolha de vagas e apresentação da ficha de acúmulo de cargos, de acordo com o nível de classificação por município e por Núcleos Regionais de Educação. No dia 22 de agosto serão convocados para a classificação geral, que acontecerá em Curitiba.

A nomeação está prevista para o mês de outubro. Maiores informações sobre a ampliação de vagas no site www.diadiaeducacao.pr.com.br e no Diário Oficial do Governo do Estado, desta quinta-feira.