Três homens foram presos em flagrante pela Guarda Municipal, no fim da tarde deste domingo (15), pelo crime de pichação. Os rapazes, de 19, 23 e 24 anos, foram detidos na Praça Carlos Gomes (Centro), por volta das 18h, e encaminhados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, no Bacacheri.

O crime de pichação está descrito no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605 de 1998, e prevê detenção de três meses a um ano e multa no valor de R$ 2.133,29. Em caso de danos ao patrimônio público ou em imóveis tombados, a pena aumenta de seis meses a um ano de prisão.

Os jovens presos vão responder em liberdade nas esferas criminal e administrativa. A Prefeitura abre um processo para receber o valor da multa. No ano de 2015 a Guarda Municipal registrou 1.130 casos de pichação na cidade.

No ano passado foram atendidas 534 ocorrências e neste mês de janeiro já aconteceram dois casos. Denúncias contra pichações podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal.

Prevenção

Além das prisões dos pichadores, a Guarda Municipal reforçou o patrulhamento na feira do Largo da Ordem na manhã de domingo (15). Guardas fizeram rondas a pé pela feira e veículos também foram utilizados para o patrulhamento ao redor do Largo da Ordem.

O objetivo principal da ação foi a prevenção e garantir a segurança dos feirantes, moradores e turistas que visitam a feirinha. O trabalho se repetirá nos próximos fins de semana.