A segunda noite de festas de Carnaval no Litoral do Paraná terminou com 36 pessoas presas, somando as ocorrências atendidas em todos os municípios da região. Entre os detidos está um motorista de Barra Velha, em Santa Catarina, que atropelou dois policiais militares destacados para reforçar a segurança durante o show da Matimbanda, tradicional apresentação de Matinhos.

Segundo a Polícia Militar, o caso foi por volta das 2h40, depois do fim da festa que juntou cerca de 200 mil pessoas na orla da praia de Caiobá, em Matinhos. Os policiais estavam de moto e finalizavam a dispersão do público quando o motorista bêbado avançou sobre eles. O acidente foi na Rua Castro, paralela à Avenida Atlântica e que concentra o fluxo em direção ao começo da Praia Brava.

“Os policiais perceberam que o motorista vinha avançando contramão. Por mais que eles estivessem com o giroflex ligado, acho que por estar embriagado, o indivíduo confundiu o acelerador com o freio e acabou acelerando para cima dos policiais”, explicou o capitão Wagner de Araújo, subcomandante da área de Matinhos.

No grupo estavam três policiais militares, mas só os dois que seguiam à frente foram atingidos pelo automóvel. Apesar do susto, eles sofreram apenas lesões superficiais e foram liberados do hospital ainda durante a madrugada.

Preso por embriaguez ao volante, o motorista foi encaminhado à delegacia de Matinhos. Exame constatou a presença de 0,66 miligramas de álcool por litro de ar – mais de 15 vezes acima do limite permitido, que é de 0,04 miligramas de álcool por litro de ar.

Público

Segundo a PM, da meia-noite de sábado (10) até as 6 horas deste domingo (11), 36 pessoas foram presas no Litoral, onde as festas juntaram aproximadamente 500 mil pessoas. Em Guaratuba, duas situações de tráfico de drogas foram flagradas pelas equipes durante as apresentações de blocos carnavalescos e o desfile da Escola de Samba Unidos de Guaratuba, na Rua 29 de Abril.

Na primeira abordagem foram apreendidos com dois jovens 14 comprimidos de ecstasy, maconha, LSD e cocaína. Também foi apreendido R$ 416 em dinheiro. Outro flagrante foi com um trio que estava com 73 pacotinhos individuais de maconha, 18 comprimidos de ecstasy, 19 pontos de LSD e R$ 1.559 em dinheiro. Todos foram levados à delegacia.

A PM estima que as apresentações em Guaratuba também levaram 200 mil pessoas às ruas da cidade.

Em Antonina, as festas, que foram até as 4h, juntaram mil pessoas na avenida Thiago Peixoto para acompanhar a passagem dos blocos carnavalescos e o baile público. Não houve ocorrências no eixo central da cidade e a dispersão ocorreu pacificamente. A noite também foi tranquila em Morretes. Lá, os festejos reuniram 2,2 mil pessoas.

Nos balneários de Santa Terezinha, Praia de Leste, Shangri-lá, Ipanema e Pontal do Sul, os trios elétricos levaram aproximadamente 100 mil pessoas às ruas de Pontal do Paraná.