Tensão tomou conta do começo da tarde desta segunda-feira (8) na Delegacia de Polícia (DP) de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os presos da carceragem provisória da DP se rebelaram e tentam fugir. Até um helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil sobrevoou a região.

Conforme a polícia, o motim começou porque os presos reivindicavam transferências. Eles quebraram a porta da carceragem e por pouco não conseguiram escapar da delegacia. A polícia negou que tenha havido fuga. Porém, policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) precisaram ser acionados para controlar os ânimos.

Segundo a polícia, 13 presos foram transferidos para o sistema prisional, enquanto os outros 15 presos aguardam liberação do Departamento Penitenciário. Essa liberação depende do Comitê de Transferência de Presos (Cotransp), que conta com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público. No entanto, as vagas só são abertas com a saída de presos e, para isso, também é preciso autorização do Poder Judiciário.