Mais de 6 mil crianças foram vacinadas em Curitiba contra a paralisia infantil durante a prorrogação da primeira etapa da campanha anual de imunização e realizada entre os dias 13 e 23 deste mês. A informação é do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde.

No total, 6.156 crianças foram vacinadas na prorrogação da campanha, o equivalente a 5% de todas as doses aplicadas na vacinação. Com isso, subiu para 132.883 o número de menores de 5 anos protegidos contra a doença. Assim, a cobertura vacinal passou de 102,46% para 107,4%. A superação da meta é atribuída à vacinação de crianças residentes em outros municípios.

A primeira etapa da campanha de vacinação aconteceu em todo o Brasil no dia 10 de junho. Somente naquele dia foram aplicadas em Curitiba 126.727 doses – 2,46% a mais que o número suficiente para cobrir toda a população estimada para a faixa etária no município – 123.682 crianças.

"Mesmo com um bom resultado, valeu prorrogar a campanha porque estendemos a oportunidade de proteção a mais crianças", disse Ducci. A segunda e última etapa da campanha está marcada para 26 de agosto. Todas as crianças que ainda não completaram 5 anos devem repetir a dose.