Brasília – A terceira Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, aberta nesta sexta-feira (11), em Salvador, vai discutir, em uma série de seminários, o tema O Desafio dos ODM [Objetivos do Milênio] no Brasil: um convite à reflexão das práticas premiadas. O evento pretende divulgar e discutir parte dos 27 projetos contemplados pelo Prêmio ODM Brasil 2005, cujo objetivo era incentivar e valorizar as práticas de prefeituras, organizações e destaques em prol dos Objetivos do Milênio.

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada desde 2004, é organizada pelo Movimento Nacional pela Cidadania e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 

De acordo com o coordenador da Unidade de Direitos Humanos do Pnud, Guilherme de Almeida, com a discussão das práticas premiadas pretende-se dar dimensão nacional ao tema. ?É uma questão de tamanha importância e relevância, que a gente precisa contar com o mais amplo arco de atores dos três níveis de governo, da sociedade civil e das organizações internacionais?, disse Almeida em entrevista à Rádio Nacional.

 Além das atividades na Bahia, serão realizadas palestras em Brasília, no dia 14, e em Porto Alegre, no dia 16. Durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade também serão desenvolvidas atividades como oficinas, distribuição de materiais informativos, panfletagem em transportes públicos e festivais de música. 

Segundo o coordenador do Pnud, mostrar as experiências bem sucedidas pode estimular outras pessoas. ?A gente está tendo um grande interesse exatamente no sentido das pessoas quererem aprender como fazer. E para aprender como fazer, nada melhor do que ouvir e escutar uma experiência bem sucedida?, disse. ?O que a gente percebe é que as experiências bem sucedidas, depois que realmente elas fizeram acontecer, assumem uma nova tarefa, a de transmitir o conhecimento?, completou Almeida. 

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na sede da  Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Na ocasião, líderes de 189 países assinaram a Declaração do Milênio, documento que oficializou o pacto para priorizar a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015. 

Para isso, foram estabelecidos oito objetivos que são: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento. 

Mais informações sobre a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade podem ser encontradas na página do Pnud na internet, que é www.pnud.org.br, e no endereço eletrônico www.nospodemos.org.br.