Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, há pouco, em pronunciamento no Palácio do Planalto, que as medidas de incentivo à construção civil permitirão que o setor volte a ser parte significativa no crescimento da economia brasileira e também volte a ter papel importante na geração de empregos.

Segundo Lula, a medida vai beneficiar sobretudo a população mais pobre, que constrói por si mesmo suas casas. De acordo com o presidente, 60% das casas no Brasil são construídas pelas próprios proprietários dos terrenos.

O presidente afirmou que com a zeragem de IPI para 13 produtos de construção e a redução para 5% de outros 28 materiais permitem um barateamento nos custos da construção civil. Lula afirmou que os cidadãos precisam cobrar dos vendedores de material de construção o repasse para o preço final da desoneração promovida pelo governo.

Lula acrescentou que não foi possível tomar medidas antes porque as condições não eram tão propícias como agora. Ele lembrou que no primeiro ano de seu governo, recebeu um orçamento do governo anterior e teve de fazer um grande ajuste na economia.