Entra em vigor no dia 19 de dezembro em todo o Paraná o Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra (Simo Internet), que unifica os cadastros da Agência do Trabalhador no Estado. O sistema começou a ser desenvolvido em 2002 pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), em cidades do Interior com pequena população.

Hoje, após aperfeiçoamento, o sistema está consolidando sua última fase com a implantação em Londrina, e por fim em Curitiba e Região Metropolitana. ?O Simo Internet é de grande importância principalmente para o trabalhador migrante, que não precisa mais se preocupar em se cadastrar em diferentes cidades, já que um único cadastro valerá para todo o Paraná?, diz o coordenador do Núcleo de Informática e Informações da Secretaria, Joel Ritter Ferreira.

Segundo ele, pode parecer que a idéia seria facilitar o acesso a pessoas com determinado poder aquisitivo (aqueles que dispõem de computador). Entretanto, com a difusão da informática em ?lan houses?, em estabelecimentos públicos ou mesmo em bibliotecas, as pessoas podem se cadastrar, até porque o Governo Federal já está possibilitando o acesso das pessoas com menor poder aquisitivo de possuir seu terminal através do programa de computador popular.

Para receber informações sobre vagas de emprego cadastre-se no site www.setp.pr.gov.br ou vá até a Agência do Trabalhador mais próxima da sua casa, levando Carteira de Identidade, Trabalho e CPF.