A linha do expresso Santa Cândida/Capão Raso contou com passageiros pouco comuns na tarde desta segunda-feira (6). Interessados em conhecer as soluções curitibanas em arquitetura, urbanismo, meio ambiente e transporte coletivo, servidores públicos, arquitetos, urbanistas e construtores americanos de Seattle, região de Washington e Portland, no Oregon, fizeram questão de utilizar o ônibus para se deslocar do centro até o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), no Cabral.

No final da visita, os 26 integrantes do grupo que fazem parte da organização International Sustainable Solutions, mostravam-se surpresos com o funcionamento da cidade. "Curitiba é um exemplo do pode acontecer quando liderança, visão e criatividade são as forças que impulsionam a evolução urbana. É uma cidade que encontrou formas criativas e baratas para resolver problemas universais", afirmou Grace Crunican, diretora de Transportes da cidade de Seattle.

Grace explicou que a organização promove viagens de estudo para diferentes partes do mundo, buscando inspiração e informações sobre as diferentes soluções encontradas pelas cidades. Curitiba, disse ela, é a única cidade brasileira incluída no roteiro da Sustainable Solutions.

O foco de interesse da visita, explicou a diretora de Planejamento de Seattle, Diane Sugimura, são os diferentes aspectos da vida urbana – transporte, edificações, lixo e manejo de recursos naturais. No Ippuc o grupo foi recebido pela diretora de Relacionamentos Internacionais, Priscila Tiboni, que fez uma palestra sobre a história do desenvolvimento urbano de Curitiba e sobre os projetos da administração do prefeito Beto Richa.

Patrícia Chase, da International Sustainable Solutions afirmou que dificuldades financeiras não podem ser desculpa para não fazer o que precisa ser feito e lembrou a criatividade que permitiu a Curitiba planejar seu desenvolvimento.

Jayson Antonoff, da mesma organização, disse que sabia que ficaria impressionado com a cidade porque ouviu falar muito de Curitiba. "Mas estou mais impressionado do que imaginava", disse ele, ao destacar que a cidade é um exemplo de aproveitamento de boas idéias, o que exige visão, liderança e criatividade.

O grupo fica em Curitiba até o próximo domingo. Até lá eles farão visitasa diferentes pontos da cidade, além da Cohab, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbs.