Todo veículo acidentado, modificado ou transformado é obrigado a passar por inspeção veicular para poder circular normalmente e com segurança. A inspeção é exigida pelo Departamento Nacional de Trânsito ? Denatran. Para realizar o serviço, o Tecpar de Maringá dispõe de instalação física provida de equipamentos de fabricação alemã, com pista totalmente automatizada.

O proprietário de veículo sinistrado, alguns dias após o acidente, é alertado sobre a necessidade de fazer a inspeção veicular através de carta do Detran, remetida à sua residência. A carta informa ainda que o não cumprimento da exigência acarretará o bloqueio da documentação do veículo.

O veículo bloqueado é considerado irregular e só poderá receber o licenciamento após passar por vistoria no Tecpar. Até então, o veículo é impedido de circular. O desbloqueio do veículo só é possível com a apresentação, em qualquer Ciretran, do Certificado de Inspeção Veicular ? CSV, expedido por órgão credenciado pelo Inmetro e homologado pelo Denatran, como é o caso do Tecpar, seja em Curitiba ou em Maringá.

Referência

Com mais de 20 anos de atuação na área, o Tecpar é referência no Paraná em serviços de inspeção veicular. As vistorias técnicas de segurança em veículos começaram a ser feitas no instituto em 1980. Na época, funcionava como Centro de Apoio Tecnológico, dentro do programa do Ministério da Indústria e Comércio, que incentivava o consumo do álcool como combustível. O programa motivou muitos motoristas a adaptarem os motores de seus veículos à gasolina, para rodar com álcool, gerando a necessidade de inspeção.

No mesmo período, o Tecpar passou a prestar um serviço de apoio ao Detran, inspecionando veículos com qualquer transformação estrutural ? motocicletas, triciclos, buggs, automóveis, pick-ups, ônibus, caminhões, reboques e carretas leves. Em 1991, o Inmetro reconheceu o Tecpar como Organismo de Inspeção Credenciado para os Serviços de Inspeção Veicular. O instituto também está habilitado a inspecionar veículos convertidos ao uso de GNV (gás natural veicular).