O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está participando da II Educação Com Ciência, que acontece desde segunda-feira (24), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, onde durante cinco dias a comunidade poderá ver os melhores trabalhos escolares desenvolvidos nas 405 instituições de ensino que fazem parte dos núcleos de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu. Paralelamente à mostra de ciências ? projeto da Secretaria de Estado da Educação ? acontecem oficinas e cursos de capacitação dirigidos aos professores e alunos.

O Tecpar está participando do evento de uma forma inovadora, com um estande feito de bambu. ?Fizemos uma meia esfera, um domo de 4m de altura e 6,40 de diâmetro?, explica o técnico da Divisão de Tecnologias Sociais do instituto Anderson Sakuma. O domo é uma forma esférica que arremata o telhado de edifícios e é muito utilizada em catedrais. ?O interessante aqui é que foi construído artesanalmente com bambu e restos de mangueira de extintor reprovada em exames laboratoriais pelos bombeiros?, acrescentou.

Para ele, o objetivo foi atingido, porque ?utilizamos material de baixo custo, renovável e reciclável, além de mostrar a aplicação de cálculos matemáticos e da física, estimulando os alunos ao estudo dessas disciplinas?. Sakuma disse que o bambu pode ter outros usos. ?Precisamos realizar mais pesquisas, mas, devido ao baixo custo e à facilidade de montagem, a estrutura pode ser usada como estufa, planetário nas escolas ou servir de abrigo para animais no campo?.

A idéia também teve aprovação da Secretaria de Estado da Educação. ?O Tecpar é um exemplo para os nossos parceiros porque além da criatividade nos ajuda a identificar projetos escolares que mereçam ser levados adiante, antecipando uma intenção da secretaria?, afirma o coordenador do projeto Educação Com Ciência, Mário Lunardi.