Termina na próxima quarta-feira, 30 de novembro, o prazo para a entrega da Declaração Anual de Isento do Imposto de Renda Pessoa Física. Os 15 milhões de brasileiros que ainda não declararam podem efetuar a operação nos correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal, nas lotéricas, internet ( www.receita.gov.br ), Correios e Banco Popular do Brasil.

Até ontem (23/11), as lotéricas da Caixa e os correspondentes bancários já haviam recebido 22.322.973 declarações, 49% do total já entregue. A expectativa da Receita Federal é que até 30 de novembro, 60 milhões de declarações sejam entregues.

A Caixa possui uma rede de 3.600 correspondentes bancários, denominados Caixa Aqui, além das cerca de 9.000 lotéricas – que já são um ponto para atendimento da Declaração de Isento bem conhecido da população.

Segundo dados da Receita Federal, em 2004 , foram recebidas 56,5 milhões de declarações de isento. O balanço final mostrou que as casas lotéricas foram o meio preferido dos isentos, com 29,7 milhões de declarações recebidas – 52,6% do total – seguidas da internet, com 22,5 milhões. Essa liderança das lotéricas vem desde 2001.

Para a entrega nos correspondentes bancários e nas casas lotéricas a operação é muito simples: o declarante responde a algumas perguntas que são digitadas pelo operador da máquina, em seguida lê e confirma essas respostas. O processamento é realizado e o recibo emitido. O pagamento da tarifa pela operação é de R$ 1,00.

Para preencher o volante ou responder as questões, é preciso ter em mãos os números do CPF e título de eleitor (se for o caso), além de informar data de nascimento, se possui conta em banco, veículo, imóvel e se é dependente de declarante do IR.

Quem deve declarar

A Declaração Anual de Isento 2005 deve ser apresentada pelas pessoas que tiveram rendimentos inferiores a R$ 12.696,00 em 2004.