Termina hoje (5) o prazo para que os 41 mil estudantes que receberam bolsas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) solicitem financiamento do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), nas agências da Caixa Econômica Federal. Os estudantes que conquistaram o direito ao financiamento de metade do valor da atual mensalidade têm uma renda familiar per capita de três salários mínimos.

O diretor do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Carneiro Ribeiro, disse que a ajuda suplementar do Fies faz com que a mensalidade do estudante caia 25%, "melhorando as condições que ele tem para terminar o curso sem se tornar inadimplente com a instituição".

Nas agências da Caixa, o aluno deve apresentar documentos como o comprovante de residência e o termo de concessão da bolsa do ProUni. O financiamento do Fies será retroativo ao início do ano letivo de 2005. Por isso, o aluno receberá abatimento nos próximos pagamentos das mensalidades. A taxa de juros é de 9% ao ano. Depois de formado, ele terá prazo de até uma vez e meia a duração do curso para quitar o débito.