Termina hoje o prazo para os estudantes que recebem bolsas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) solicitarem o Financiamento Estudantil (Fies). Com o financiamento, os alunos inscritos podem reduzir à metade a mensalidade paga atualmente. A bolsa do ProUni corresponde a 50% da mensalidade e o valor a ser financiado pelo Fies a 25%. Os 25% restantes cabem ao aluno.

Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Ribeiro, o Fies garante que estudantes de baixa renda concluam um curso superior. "O Fies garante uma parcela significativa da mensalidade, permitindo melhores condições de pagar o curso e permanecer até o final da graduação"

Atualmente, 41 mil estudantes recebem bolsas parciais do ProUni. Têm direito ao benefício os alunos com renda familiar de até três salários mínimos.

Celso Ribeiro ressalta que, só depois de formado, o aluno quita o débito em um prazo 50% superior ao da duração do curso. "Por exemplo, se o aluno fez um curso de quatro anos, terá seis anos para pagar".

Os estudantes interessados pelo financiamento devem apresentar a uma das agências da Caixa Econômica Federal os seguintes documentos: certificado de matricula em uma instituição de ensino superior, comprovante de residência e o termo de concessão do ProUni.