A prefeitura do Rio e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) encaminharam , nesta quinta-feira, ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, a lista das 49 pessoas que participarão do revezamento da Tocha Olímpica. A Tocha chega ao Rio no dia 13 de junho. A lista é composta, em sua maioria, por atletas e ex-atletas olímpicos, muitos deles já conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos, e por pessoas importantes para a vida da Cidade.

O COB ainda fará o convite oficial aos atletas e ex-atletas relacionados, até agora Pelé é o único confirmado. Ele vai abrir o revezamento no Maracanã. Além dele, integram a lista: Eder Jofre ? Atleta olímpico de boxe (Melbourne-56), Lars Grael ? Atleta olímpico de vela (Los Angeles-84, Seul-88, Barcelona-92 e Atlanta-96) , o ator Toni Ramos, o gari Renato Lourenço, que todo ano samba nos intervalos dos desfiles da Marques de Sapucaí, entre outros.

Nos intervalos do revezamento, serão homenageados os descendentes do atirador Guilherme Paraense, primeiro medalhista de ouro do Brasil, em Antuérpia ? 1920, e do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva. Primeira mulher sul-americana a participar dos Jogos Olímpicos, em Los Angeles ? 1932, a nadadora Maria Lenk também será homenageada no Palácio da Cidade. A quarta homenagem será feita à seleção masculina de vôlei campeã olímpica em Barcelona ? 1992, a única medalha de ouro coletiva até aqui do esporte brasileiro.