O programa estadual Teleconsulta Trabalhista atendeu 6.988 ligações no ano de 2005, registrando um aumento de 26% no número de acessos em relação a 2004. ?Isso é ótimo, pois mostra que os cidadãos estão cada vez mais interessados em saber sobre seus direitos, algo necessário em qualquer sociedade livre e democrática?, salienta o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann.

Segundo ele, os números também refletem uma maior eficiência no trabalho dos oito acadêmicos de direito que realizam a tarefa e do advogado trabalhista que supervisiona o serviço. ?O objetivo do programa é oferecer pelo 0800 a orientação para quem precisa de uma assistência trabalhista e não pode pagar por isso?, ressalta padre Roque.

Do total de ligações atendidas no ano passado, 84% vieram de Curitiba e Região Metropolitana; 13% do interior do Paraná e 1% de outros estados brasileiros.

Os assuntos mais abordados pelos usuários, na sua maioria empregados (64% das ligações), foram: rescisão de contrato; alterações e registros em Carteira de Trabalho e remuneração.

Criado no ano de 1993, somente em 2002 o Teleconsulta passou a ter maior expressão, quando sua coordenação passou a ser responsabilidade da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, na Coordenadoria de

Seguro-Desemprego

Em 2004, a ação foi ampliada e passou a atender também por e-mail e pessoalmente. Foi também nesse ano que a iniciativa foi aberta para outros estados do País, já que o Paraná é o único com esse tipo de serviço.
Serviço.

O Teleconsulta Trabalhista atende das 8hs às 18h30, pelo 0800 410141, através do email teleconsulta@setp.pr.gov.br ou pessoalmente, na Agência do Trabalhador de Curitiba, que fica na rua Pedro Ivo, 744.