O trânsito na Avenida Atlântica, em Matinhos (Caiobá), estará fechado para veículos neste sábado. A interdição acontecerá entre 18 horas e meia-noite. Policiais militares e guardas municipais estarão orientando os motoristas. De acordo com o capitão César Kamakawa, que coordena as ações da Polícia Militar em Matinhos durante a Operação Verão, a interdição da via servirá de base para a Operação Carnaval e como teste para futuras operações. "Fizemos trabalho semelhante na passagem de ano, que foi bem aceito por moradores e veranistas", disse.

No dia 31 de dezembro, a Polícia Militar interditou a avenida em Matinhos e Guaratuba, o que ajudou, segundo o capitão Kamakawa, a diminuir os problemas, principalmente os de trânsito, e também a prevenir possíveis ocorrências policiais. "A medida é para garantir a tranqüilidade e a segurança de todos", comentou. As vias que dão acesso à Avenida Atlântica serão utilizadas para o estacionamento de veículos. Quem mora nos prédios da avenida poderá circular apenas para entrar ou sair de suas garagens, não podendo permanecer na avenida.

A repetição da experiência vai ser realizada porque, com as pessoas concentradas num mesmo local, existe a possibilidade de se fazer um trabalho mais efetivo de segurança. Esse trabalho será desenvolvido pela Polícia Militar, mas a Polícia Civil também estará atuando, assim como, a guarda municipal. O delegado Luiz Carlos de Oliveira, coordenador da Operação Verão, pela Polícia Civil, avaliou que a medida terá grande influência, como já teve na virada do ano, na diminuição da incidência de crimes. "Situações de perturbação do sossego, uso e tráfico de drogas, lesão corporal e até de roubos são evitadas", afirmou.

Aprovação

O fechamento da via, determinado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, foi aprovado por quem esteve na praia na virada do ano. "Essa iniciativa traz mais segurança para as famílias", disse a dona-de-casa Cleuza Dias. Ela é de Maringá e esteve com familiares em Matinhos para a passagem de ano. Todos disseram que a medida foi positiva. Por todo o litoral, o número de veranistas chegou a 1 milhão de pessoas no dia 31 de dezembro, sendo que, só em Matinhos (Caiobá), foram 350 mil pessoas conforme a PM.

A mesma opinião teve o técnico administrativo Rubens Guebur, que viu a chegada de 2005 na companhia de familiares em Matinhos. "Assim foram evitados muitos acidentes, principalmente de trânsito e brigas que sempre aconteciam", comentou. Segundo ele, a família passa costumeiramente o dia 31 de dezembro na praia, mas há alguns anos vinha evitando até mesmo sair de casa por causa da algazarra que ocorria na praia. "Agora ficou bem melhor. Tomara que nos próximos anos seja assim também", avaliou.