A partir de sexta feira (23) Toledo vive a festa da fase final dos 19º Jogos da Juventude do Paraná com a participação de 95 municípios, que deve reunir aproximadamente sete mil pessoas. A competição é organizada pelo governo Estado, por intermédio da Paraná Esporte, com parceria da prefeitura municipal de Toledo.

Serão 15 modalidades em disputa, atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, GR, handebol, judô, karate, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez. Os Jogos da Juventude tem como objetivo valorizar e revelar atletas para o futuro do esporte paranaense. Muitos atletas olímpicos foram destacados no Paraná.

Os excelentes resultados que o Paraná obteve em competições nacionais e internacionais deu-se em função dos trabalhos realizados nos Jogos Oficiais do Paraná. ?A ampliação dos Jogos Oficiais do Paraná era uma das metas do governo Requião, o que acarretou num crescimento de cerca de 30% na participação de atletas nas competições. Nosso objetivo agora é dinamizar ainda mais nossas competições, Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, Jogos Abertos Jogos Universitários, que atualmente é estimulo para muitos atletas do Paraná?, disse Ricardo Gomyde, diretor presidente da Paraná Esporte.

A realização dos Jogos Colegiais alcançou seus objetivos com o sucesso absoluto em sua fase final em Curitiba, agora o pensamento esta voltado para a fase final dos Jogos da Juventude em Toledo. ?Mais uma vez quero parabenizar aos professores de educação física que estarão dirigindo suas equipes, que com muita dedicação lutam pelos seus ideais. Desejo a todos boa sorte que tenham sucesso nesta fase final dos Jogos da Juventude em Toledo?, concluiu Gomyde.

A abertura oficial dos Jogos da Juventude em Toledo acontece na sexta feira (23), a partir das 20 horas, na Arena de Rodeios do Centro de Eventos Ismael Sperafico. Dois nomes fortes do esporte brasileiros farão parte desta festa de abertura, Paulo André Jukoski Silva, o Paulão, e André Felippe Pablo Ferreira, o Pampa, campeões olímpicos em Barcelona em 1992.