Com um dos carnavais mais tradicionais do Brasil, Antonina será neste domingo atração principal da programação da TV Paraná Educativa. A transmissão começa a partir das 21h30. Sede de uma das principais folias do Estado, a cidade terá o desfile das escolas de samba transmitido ao vivo. As cinco escolas que integram o grupo especial prometem muita alegria para as pessoas que assistirem ao espetáculo.

"Nosso carnaval é diferente porque é familiar, a maioria dos foliões que vem a Antonina sempre volta, quem assistir vai se deliciar", garante o secretário municipal de turismo, Eduardo Nascimento. Alceu Baron, um dos principais compositores de samba da região, explica que o povo antoninense é animado por natureza e que a riqueza do carnaval da cidade está na mistura do samba com o folclore. "Foi assim que surgiram alguns blocos tradicionais da cidade, como o bloco do boi e as escandalosas", explica Baron.

As histórias fantásticas de blocos, escolas de samba e bailes que marcaram época, perpetuaram-se através de gerações graças à tradição oral. Resultado disto, é um carnaval pitoresco e familiar. Para inserir o telespectador neste universo, uma grande cobertura foi planejada. Ancorada pela jornalista Maria Flores, o desfile será comentado por representantes das escolas de samba e Cláudio Ribeiro, compositor e ativista cultural. Também foram escalados dois repórteres para que todos os fatos sejam informados em tempo real.

Sinal

A Paraná Educativa transmite sua programação através do satélite B-1, da Embratel, que cobre todo Brasil, países da América Latina, parte dos Estados Unidos e Canadá. O sinal pode ser captado através de uma antena parabólica, com receptor de controle remoto ou analógico, sintonizado na Banda L, freqüência 1.320 MHz, polarização horizontal