O Guia do Estudante da Editora Abril, que mostra as melhores universidades do País, está nas bancas. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está colocada entre as 13 melhores universidades do País, na mesma posição, por exemplo, da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Do Paraná, além da UEL destaca-se também a Universidade Estadual de Maringá.

No ranking das "Melhores Universidades, as Estrelas do Ensino Superior 2006", ou seja, as universidades com o maior número de cursos estrelados, a UEL aparece ao lado da Unicamp e apenas dois pontos abaixo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e abaixo apenas das federais do RJ, MG, RS, SC, PE, Santa Maria e BA. E ainda da USP, Unesp e UnB. Uma posição considerada muito boa, levando-se em conta os investimentos bem maiores nas federais e estaduais paulistas.

Na região Sul, as universidades classificadas como "absolutas" pelo Guia dos Estudantes são a UFRGS, UFSC, UFPR, UFSM e a UEL.

A Universidade Estadual de Londrina está entre as 15 melhores universidades do País, com quatro cursos com cinco estrelas (Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia e Direito), 11 cursos com quatro estrelas e 16 com três estrelas. Novamente, nesse item, a UEL só é superada por apenas oito universidades federais; pelas estaduais de São Paulo e pelas Católicas de SP e Rio. Pelos critérios do Guia do Estudante, cinco estrelas significam curso excelente, quatro estrelas, muito bom e três estrelas, bom.