Estão abertas as inscrições para os cursos de Tecnologia em Construção Civil (Umuarama) e Música (Maringá), para o primeiro vestibular de 2006 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Esses dois cursos estavam com as inscrições suspensas desde março do ano passado, mas tiveram a reabertura de vagas liberada pelo governo do Estado. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de junho, somente pela Internet, no endereço www.uem.br/vestibular. A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) disponibiliza computador para quem não possui o equipamento.

Tecnologia em Construção Civil tem 30 vagas, no período noturno. O curso de Música oferece, também no período noturno, 20 vagas, sendo 10 vagas na habilitação Licenciatura; 6 em Bacharelados em Instrumento (2 em piano, 2 em violão, 1 em violino e 1 em flauta transversal); 2 em Bacharelado em Canto; e 2 em Bacharelado em Regência Coral.

Como as inscrições para os outros 45 cursos oferecidos pela UEM ficaram abertas até o dia 20 deste mês, o candidato que já se inscreveu poderá fazer a reopção pelos cursos de Música ou Tecnologia em Construção Civil, mediante requerimento entregue pessoalmente à Comissão ou enviado pelos correios, com data de postagem até 3 de junho. A taxa de inscrição é de R$90,00 e o pagamento poderá ser efetivado até o dia 6 de junho. A postagem da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada e documentada, também será aceita até o dia 6 de junho.

Novidades

O concurso terá provas com questões objetivas e subjetivas. O prazo de realização do vestibular diminuiu de quatro para três dias, com novo horário, das 9 às 13 horas. A prova do dia 31 de julho, sobre Conhecimentos Gerais, envolverá 80 questões de múltipla escolha a respeito de Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Língua Estrangeira (Inglês), Francês ou Espanhol.

No dia 1º de agosto, a prova será composta de 20 questões de múltipla escolha (Língua Portuguesa e Literatura); seis discursivas (Língua Portuguesa e Literatura); e Redação (duas opções de tema para elaboração de uma redação).

No dia 2 de agosto, será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, com 30 questões de múltipla escolha e 10 discursivas referentes a duas matérias. Alguns cursos, entre eles Música e Tecnologia em Construção Civil, optaram pela não realização dessa prova. Todavia, os candidatos ao curso de Música deverão realizar, obrigatoriamente, a prova de habilidade específica em música. O resultado do concurso será divulgado no dia 26 de agosto, às 10 horas. As matrículas ocorrerão de 20 a 22 de fevereiro de 2006. Mais informações no próprio endereço eletrônico ou pelo telefone (44) 3261-4450.