Estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na área de meio ambiente poderão participar de eventos paralelos à COP8 ? Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre a Biodiversidade, o segundo encontro da ONU, que trouxe representantes de 188 países. A Universidade Federal do Paraná organizou dois encontros sobre Biodiversidade, de 27 a 31 de março, no Teatro da Reitoria com entrada gratuita. Pela manhã será o Ciclo de Palestras sobre Biodiversidade e à tarde a apresentação de pesquisas e projetos envolvendo a comunidade que vêm sendo realizados não só pela UFPR, como também pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Tuiuti. São as ações da Agenda XXI.

De acordo com o coordenador do Ciclo de Palestras, professor Paulo Chiesa, as universidades têm um importante papel de sensibilizar não só a comunidade acadêmica, como toda a sociedade sobre a importância da Biodiversidade para o equilíbrio do futuro da vida. Por isso, a UFPR quer propiciar com estes dois eventos, oportunidades para debates e ao mesmo tempo informação, já que estará mostrando as ações em andamento.

Programação do Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras, das 9h às 12h30min terá quatro grandes temas: Que é Biodiversidade?, lugar da Biodiversidade na vida das pessoas, saneamento e biodiversidade, e ações e projetos das instituições de ensino. Na segunda-feira, dia 27, a jornalista Tereza Urban estará explicando o que é a Biodiversidade e a advogada Maria Helena Batista Murta a gestão das águas e sua importância para a biodiversidade. Na terça-feira, dia 28, os professores Domenico Costella e Mário Sanches da PUC falarão sobre ?O Respeito à Biodiversidade e o debate sobre Bioética?. Na quarta-feira, dia do aniversário de Curitiba não haverá programação, mas os debates serão retomados dia 30 de março, com discussão sobre ?Saneamento e Biodiversidade: proteção, contaminação e manejo, envolvendo profissionais da UFPR, IPPUC, e SUDERHSA. O Ciclo encerra com painel de projetos em que a UFPR estará apresentando formas de controlar pragas no ambiente urbano, como a aranha-marrom e ainda o projeto recriando a História que passa valores humanos e históricos para crianças. A PUC estará mostrando um trabalho de biodiversidade no ambiente urbano e o UNICEMP, formas de recuperar áreas degradadas.

Agenda XXI ? Ações das Universidades

Já o evento que reúne as instituições de ensino superior, também no Teatro da Reitoria será das 14 às 18 horas. na segunda-feira, dia 27 será o espaço da Universidade Tuiuti explicar o que vem fazendo dentro dos nove temas da Agenda XXI (Agricultura Sustentável, Segurança Nutricional, Gestão Social e Terceiro Setor, Biodiversidade, Gestão de Recursos Hídricos, Diversidade Espacial e Integração Regional, Direitos Humanos, Produção Científica e Tecnológica, e Padrões de Segurança e Consumo).

Dia 28 serão conhecidos os projetos da PUC e quarta-feira, dia 30, os da UFPR. O pró-reitor de Administração estará apresentando o projeto em fase de instalação sobre a Separação de Lixo nos campi da Universidade que vem sendo feita em parceria com a Prefeitura de Curitiba. Neste dia haverá ainda palestra do professor chileno Roberto Andrade que falará a conservação da Biodiversidade Marinha, um projeto em parceria entre a UFPR e instituições do Chile. Também será apresentado um cadastro de todas as pesquisas já cadastradas na Agenda XXI. O programa termina dia 31 com um debate entre todas as instituições participantes que estarão definindo as perspectivas e projetos comuns dentro da Agenda XXI.