Estudantes, professores e artistas de 40 municípios da região Noroeste estarão nesta segunda-feira (04) participando da abertura da segunda etapa do Festival de Artes da Rede Estudantil (Fera), na cidade-sede da segunda etapa: Umuarama. O evento contará com a presença do governador Roberto Requião.

O Festival desenvolverá oficinas com alunos e professores em atividades como literatura, teatro, artes plásticas, música entre outras. Para o secretário Maurício Requião, o Fera representa uma das ações do Governo em prol da educação. ?Representa, para nós, o reencontro da educação com a cultura e a arte?, disse.

Segundo o secretário, o Festival, que já está na segunda edição, é um sucesso. ?Estamos ampliando o número de participantes. A expectativa é reunir aproximadamente cinco mil alunos, sendo cerca de três mil da rede estadual de ensino ? mil a mais do que no ano passado ?, e neste ano estamos disponibilizando vagas para alunos da rede municipal do município sede, em cada etapa?, afirmou.

Tripé da Educação

Conforme Maurício Requião, os três alicerces da educação são o esporte, a arte e a ciência. Durante a entrevista, ele anunciou o ?Educação Com Ciência?, que junto com os jogos estudantes e o Fera, comporá o que ele chamou de ?tripé da educação?: ?Esse projeto, que começará no segundo semestre, no mesmo molde dos jogos e inspirado na organização do Fera, estará integrando alunos e professores em torno das mais diversas esferas de conhecimentos, saberes e da ciência e da tecnologia?, completou Maurício.

Para o prefeito em exercício de Umuarama, Nélio Guazzelli, o Fera significa uma oportunidade única para a expressão cultural e artística dos alunos. ?É um momento de integração, uma atividade especial?, disse. Este ano o tema central é a cultura brasileira. Durante sete dias serão realizadas 40 oficinas de educação e arte voltadas, prioritariamente, aos estudantes, mas também com a participação de professores. Participam também alunos da educação especial, comunidade indígena, campo, profissionais de diversas áreas.