Porto Alegre – O Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada do Rio Grande do Sul (Ceitec) vai desenvolver o primeiro chip comercial brasileiro para TV digital. O Protocolo de Intenções será assinado nesta quinta-feira (31), com a RF Telavo e a Pontifície Universidade Católica do estado (PUC/RS).

O diretor presidente do Ceitec, Sérgio Dias, disse que o momento é um marco no cenário tecnológico do país. ?Ao concluir as negociações em torno de uma área tão relevante, que envolveu inúmeras negociações em nível internacional, cabe neste momento destacar a importância do centro no cenário da microeletrônica?, destacou.

Dias afirmou que o desenvolvimento do circuito integrado, visando a implantação do sistema brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) é importante ?porque mudará a cultura que temos hoje de que todo projeto, estruturação e fabricação é feita fora do Brasil?. Ele disse que o projeto pode transformar esse perfil ?que existe em toda a América Latina, de apenas se montar circuitos integrados já prontos?.

A assinatura será às 11h30, na sede do Ceitec, no TecnoPUC. A universidade gaúcha participará do projeto através de seu Laboratório de Sistemas Wireless. A RF Telavo trabalha na fabricação de componentes para rádio e TV.