A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela administração da Estação Rodoferroviária de Curitiba, faz um alerta aos passageiros que viajarão de ônibus com crianças sobre as regras de embarque previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com a lei, menores de 12 anos só podem viajar sozinhos com autorização da Vara da Infância e da Juventude. Caso contrário, a criança será impedida de embarcar.

É preciso planejar a viagem com antecedência. A Vara da Infância e da Juventude funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 672, 2º andar. O telefone é 3222.7561.

Os menores de 12 anos de idade podem viajar com pais, avós, tios e primos com mais de 21 anos desde que comprovem o grau de parentesco com apresentação de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, alistamento militar ou certidão de casamento. Além da certidão de nascimento da criança, são aceitos atestados de hospitais, carteira de saúde ou de vacina. Devem ser apresentados os documentos originais.

Quem vai viajar com a criança, mas não é parente, deve apresentar uma autorização dos pais por escrito com firma reconhecida em cartório, ou autorização judicial em nome do acompanhante. As crianças com idade acima de 12 anos podem viajar sozinhas, desde que apresentem a certidão de nascimento ou o documento de identidade original.