O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza nesta terça-feira (9), a partir das 13h30, dia de campo para técnicos e produtores em sua vitrine tecnológica de inverno, instalada na estação experimental de Londrina. O espaço tem duas unidades temáticas ? trigo e plantas para cobertura do solo ?, e os pesquisadores permanecerão à disposição dos participantes para dar explicações e esclarecer dúvidas. Uma segunda edição do evento está programada para quarta-feira (10), no mesmo horário.

Na área de trigo serão apresentadas as novas variedades desenvolvidas pelo programa de melhoramento do Iapar. Além de mostrar as características dos materiais, os pesquisadores vão abordar aspectos importantes da cultura, como adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, densidade de semeadura e qualidade do grão para indústria.

A outra unidade é dedicada à apresentação de opções para o inverno. São espécies que podem ser usadas no reforço da alimentação do rebanho nessa época em que as pastagens são escassas, na produção de biodiesel ou simplesmente para cobrir o terreno e produzir palhada para o plantio direto. Algumas dessas plantas de cobertura também se prestam à alimentação humana e podem ser uma alternativa de renda extra para o produtor, como é o caso da aveia branca, ervilha, centeio e tremoço.

Serviço

Dia de campo na vitrine tecnológica de inverno do Iapar.
Terça-feira (9) e quarta-feira (10), a partir das 13h30, na estação experimental de Londrina, que se localiza junto à sede do Instituto (rodovia Celso Garcia Cid, km 375 ? saída para Curitiba).

As inscrições, sem custo, devem ser feitas com antecedência na Área de Difusão de Tecnologia do Iapar: telefone (43) 3376-2373 ou e-mail adt@iapar.br.