Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), dos núcleos de Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba, começaram na noite de quinta-feira (18) a Operação Caminhos Secundários, que resultou na prisão de 14 pessoas e apreensão de quase meia tonelada de maconha. Os detidos são suspeitos de fazer parte de uma quadrilha que traficava drogas no Vale do Piquiri, Oeste do Estado. O bando usava adolescentes para transportar entorpecentes em pequenas porções em ônibus metropolitanos e intermunicipais.

De acordo com o delegado da Denarc de Cascavel, Julio Reis, a operação se estendeu até a manhã desta sexta-feira (19) e cumpriu 14 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão, em Assis Chateaubriand, Tupassi, Jesuítas, Formosa do Oeste, Ponta Grossa, Palotina e Guaíra. Cerca de 80 policiais da Denarc participaram da ação, que contou com o apoio das delegacias de Toledo, Umuarama, São Miguel do Iguaçu e do Núcleo de Repreensão a Crimes Econômicos (Nurce).

A quadrilha era investigada pela polícia há pouco mais de dois meses. “Apuramos que traficantes de Assis Chateaubriand usavam novas rotas para distribuir droga. Eles recrutavam adolescentes para transportar as substâncias em mochilas, dentro de ônibus metropolitanos e intermunicipais”, explica o delegado. Ainda segundo Reis, eles fracionavam os carregamentos de droga para também diminuir prejuízos caso os adolescentes fossem apreendidos.

Santa Catarina

A droga apreendida na operação estava com Aguinaldo Costa Leite, 23 anos, em São Miguel do Iguaçu. Os 440 quilos de maconha seriam transportados para Camboriú, em Santa Catarina. Também foram apreendidos pela polícia um revólver e rádios comunicadores.

A polícia continua as investigações para identificar mais pessoas que possam estar envolvidas com o grupo. Os 14 detidos irão responder por associação ao tráfico de drogas e, caso sejam condenadas, podem cumprir de 5 a 15 anos de prisão. Eles ficarão nas carceragens das cidades onde foram presos.

“Este foi mais um trabalho bem sucedido da Denarc que contou com apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público de Assis Cheateaubriand. Mais uma vez conseguimos tirar de circulação uma quadrilha bem articulada que estava fomentando o tráfico de drogas em nosso estado”, avalia Reis.

Relação de Presos:

Aguinaldo Costa Leite, 23 anos

Dorival José Apolinário, 34 anos

Edivaldo Sales de Souza, 27 anos

José dos Santos, 56 anos

Cleiton Diego Malaquias, 18 anos

Fernanda Fernandes Martins, 19 anos

Rozenildo Ferreira da Silva, 27 anos

Elizabete Bufflen Alves, 41 anos

Vera Lucia Toledo de Carvalho da Silva , 30 anos

Gecenir de Paulo Alves Pereira, 20 anos

Marlene dos Santos, 31 anos

Elaine Andolfattto, 33 anos

Francisco Rodrigues de Lima Filho, 37 anos

Beatriz de Fátima Inocêncio, 29 anos