A Polícia Federal (PF) em Cascavel, oeste do Estado, apreendeu, ontem, duas cargas de cigarros contrabandeados do Paraguai. A primeira apreensão ocorreu na linha Felicidade, interior do município de Entre Rios do Oeste, ontem de madrugada. A outra estava escondida numa caminhão frigorífico escondida numa carga de frangos, em Pitanga, cerca de 80 quilômetros de Cascavel.

Esta última operação contou com o apoio da Polícia Militar e foi realizada próximo ao meio-dia de ontem. Em meio aos frangos, foram encontrados mais de 20 caixas de cigarro.

Segundo Algacir Mikalovski, delegado da PF em Cascavel, um adolescente foi apreendido e assumiu a responsabilidade pelo transporte da carga em Entre Rios. No caminhão Mercedes Benz, placa ALX-5220, estavam 400 caixas de cigarros de diversas marcas. O jovem V.N.C, assinou auto-infracional e foi encaminhado à delegacia civil de Marechal Cândido Rondon.

Segundo o delegado, desde o começo do ano foram apreendidos 200 mil caixas de cigarros. “Se continuarmos neste ritmo devermos ultrapassar a marca de 2008, quando apreendemos 750 mil caixas do produto”, destacou.

O delegado acredita que a procura pelo cigarro contrabandeado, e que custa quase 5 vezes menos do que o nacional e tributado, facilite a ação das quadrilhas.

Veículos

Na segunda apreensão em Pitanga, o motorista (que não teve o nome divulgado), carga e caminhão foram levados para a PF em Cascavel. A primeira – veículo e carga – seguiram para depósito em Marechal Cândido Rondon.