A Polícia Federal retirou de circulação mais de um milhão de cigarros contrabandeados, durante o feriado de Sete de Setembro. A primeira apreensão foi às 7h na BR-487, na região de Icaraíma, noroeste do estado.

Equipes da PF, Força Nacional de Segurança e Polícia Rodoviária Federal faziam ronda próximo ao acesso à balsa, que faz a travessia no Rio Paraná, quando notaram um comboio de cinco carros.

Ao verem a polícia, os motoristas dos veículos aceleraram. Três veículos foram alcançados e seus condutores presos. Um quarto automóvel foi encontrado abandonado.

Dentro deles, a polícia recolheu 5 mil pacotes de cigarros, o que equivale a cerca de um milhão de cigarros. Os condutores, residentes em Loanda e Querência do Norte, foram levados à delegacia da PF em Guaíra, onde receberam autuação em flagrante por contrabando. Os veículos foram encaminhados à Receita Federal.

Barcos

Por volta das 23h, a unidade de policiamento fluvial apreendeu 100 pacotes de cigarros. O barco que transportava o contrabando foi visto pelos policiais no Lago Itaipu.

Ao perceber a lancha policial, o condutor do barco seguiu ao canal do Bugre, onde abandonou o barco com a carga ilegal. O condutor conseguiu fugir. Pouco antes disto, às 17h, outro barco, com 10 pacotes de cigarros, foi encontrado abandonado no lago. Como não houve detidos, as mercadorias -cerca de 22 mil cigarros individuais – foram entregues à Receita Federal em Guaíra.