A formatura de 1,5 mil novos policiais militares nesta semana pode ter sido um primeiro passo para a recomposição do efetivo da corporação, mas está longe de satisfazer os aprovados no concurso de 2009 e que aguardam ser chamados.

Passado o período de três meses da moratória decretada pelo governador Beto Richa (PSDB), ainda não existe definição de quando novos policiais podem ser convocados ao serviço. A situação não é diferente para os aprovados em concurso da Polícia Civil.

Promessa de campanha do governador Beto Richa (PSDB), a contratação de 5 mil novos policiais esbarra, entre outros fatores, na falta de recursos neste início de gestão, de acordo com informações do próprio governo.

Reunião

Em reunião com os aprovados nos concursos no final do mês passado, o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, procurou tranquilizá-los, justificando que é questão de tempo até a contratação.

No entanto, a informação divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública que os mais de 500 policiais que devem ser chamados estariam em processo de formação é contestada. “Estou parado em casa, não estou em nenhum curso de formação”, rebate o candidato Tales Sandro Medeiros.

Internet

A discussão dos aprovados da Polícia Militar é feita pelo blog http://aprovadosemesperapmpr.blogspot.com e a da Polícia Civil pelo endereço http://excedentespoliciacivildoparana.blogspot.com.