Lincoln Monteiro.

Quando intimidavam o cobrador de um ônibus da linha Jardim Acrópole, dois assaltantes foram surpreendidos por policiais militares à paisana – do Grupo Tático Velado -, às 20h15 de quarta-feira. Acusados de serem os ladrões, Lincoln Abrahan Monteiro, 27 anos, e um garoto, de 17, foram detidos e levados ao 6.º Distrito Policial (Cajuru) e à Delegacia do Adolescente.

Os assaltantes entraram pela porta traseira e, com o ônibus em movimento, atacaram o cobrador. Com uma pistola de brinquedo embaixo da blusa, eles ameaçaram e se apoderaram de pouco mais de R$ 9,00 do caixa. Com o assalto consumado, policiais militares – que estavam dentro do coletivo -, detiveram a dupla. O crime ocorreu na Rua Antônio Moreira Lopes, Jardim Acrópole, Cajuru, próximo ao ponto final da linha.

Pistola

Os detidos moram na Vila São Judas Tadeu, em São José dos Pinhais. Eles alegaram estar embriagados e ter decidido assaltar o ônibus em um “momento de bobeira”. Sobre como conseguiram a pistola, disseram ter pego a arma com meninos que brincavam na vila. Lincoln afirmou ter sido esse seu primeiro assalto. O adolescente disse já ter sido apreendido alguns meses atrás, pelo mesmo delito.

No entanto, para as vítimas, essa está longe de ser a primeira vez. O motorista passou pela mesma situação seis vezes e o cobrador perdeu a conta. “Foram uns 15 assaltos que já sofri em três meses”, contou. Ele relatou que teve de largar a função de cobrador em uma estação-tubo, na Vila Oficinas, porque foi ameaçado por um assaltante. “Ele foi preso, mas dias depois estava solto novamente”, lamentou.