Alberto Melnechuky
Ladrões bateram na traseira de outro carro e depois no poste.

As luzes e semáforos do trevo do Atuba se apagaram repentinamente às 22h40 de terça-feira. O motivo foi o acidente provocado por assaltantes na marginal da BR-116 que dá acesso à Estrada da Ribeira. Os bandidos fugiram a pé, deixando dois carros e um poste de alta tensão destruídos.

Tudo começou no centro de Campina Grande do Sul, por volta das 22h. Uma família estava na varanda, quando quatro homens se aproximaram e de armas em punho mandaram todos entrarem na casa. A família moradora nos fundos também foi rendida e levada para junto dos primeiros, sempre ameaçados com revólveres. Os bandidos trancaram as vítimas no banheiro e pegaram as chaves dos carros que estavam na garagem. Com o terreno livre, recolheram um televisor e outros aparelhos e fugiram.

Eles seguiram em direção à BR-116, dois na Parati placa ACK-5048, de Campina Grande do Sul, e outros dois no Corsa, LXC-8860. O primeiro veículo foi avistado pelo cabo Andrade e soldado Rotta, do 17.º Batalhão da Polícia Militar, que o perseguiu pela rodovia.

Acidente

O soldado disse que atirou para tentar acertar o pneu da Parati, mas a bala pegou na lataria. A perseguição continuou e os carros entraram na marginal da BR-116, pouco antes do trevo do Atuba. Sem saber que estava na rota dos bandidos, Leandro Rodrigues dos Santos, 24 anos, ia para casa junto com a mulher, no Corsa AJD-6973. Ele tinha acabado de pegá-la no serviço.

O Corsa foi atingido na traseira pela Parati e jogado contra o poste, que quebrou. "O que nos salvou foi o cinto de segurança", afirmou Leandro, reclamando de dores no peito. Sua mulher foi atendida pelo Siate, mas não tinha nenhuma lesão aparente.

O carro usado pelos assaltantes foi de encontro a um barranco. Eles fugiram por um terreno descampado, abandonando um televisor e um videocassete dentro da Parati. A viatura do 17.º BPM desviou do acidente e parou no barranco oposto.

Outras unidades da PM e a Polícia Rodoviária Federal foram ao local, mas não conseguiram localizar os marginais. O outro carro roubado foi localizado ontem, abandonado no Alto Maracanã, em Colombo, e entregue aos proprietários.