O governador Beto Richa anunciou na manhã desta segunda-feira (01) a implantação de duas novas Unidades Paraná Seguro (UPS), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As bases de policiamento comunitário serão instaladas em São José dos Pinhais e Colombo, cidades que receberão reforço policial com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade.

As cidades de São José dos Pinhais e Colombo foram escolhidas para abrigar as Unidades Paraná Seguro após um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, que faz um levantamento estatístico que aponta as áreas de maior incidência de crimes.

A data e local de implantação das UPS fazem parte do trabalho de inteligência das polícias Civil e Militar, não podendo ser divulgadas antecipadamente. Os policiais realizam uma operação para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão, além de abordagens a transeuntes e veículos. A ação inicial, de um grande contingente policial, é a chamada ação de congelamento, antes da instalação propriamente dita de uma unidade.

Curitiba possui dez UPS localizadas nos bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado, Tatuquara, Cajuru e cinco unidades no bairro Cidade Industrial Vila Sabará, Vila Verde, Vila Nossa Senhora da Luz, Vila Sandra e Caiuá. No interior do Estado as UPS foram instaladas em Cascavel e Londrina. O governador ressalta que há previsão para instalação de unidades também nas regiões de Maringá e Foz do Iguaçu.