Uma operação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) contra motoristas que bebem e dirigem vistoriou 70 veículos e aplicou 50 notificações entre a noite de sexta-feira (25) e a madrugada deste sábado na região central de Curitiba.

Veículos foram vistoriados, documentos verificados e diversos exames etilométricos (teste de bafômetro) realizados. A operação Lei Seca começou por volta das 21 horas entrou pela madruagda. Segundo o porta-voz do BPTran, tenente Ismael Veiga, a operação abrangeu áreas de maior concentração de tráfego de veículos e locais em que ocorrem mais incidências de embriaguez no trânsito.

“A ideia é fazer com que a Lei Seca não caia no esquecimento, por isso faremos essa operação, intensificando as atividades para combater o consumo de bebidas alcoólicas antes e durante a direção, para conscientizar os motoristas sobre os riscos que essa prática pode ocasionar”, afirmou o tenente.

Durante a operação, 105 pessoas foram abordadas e 70 veículos vistoriados e 56 notificações emitidas. Seis carros e três motocicletas foram encaminhados ao pátio do BPTran por irregularidades e cerca de 12 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foram recolhidos pelos policiais militares para regularização de pendências junto ao BPTran. Duas pessoas foram detidas e encaminhadas para a delegacia.

O tenente Veiga afirma que o dia e horário escolhidos para as operações foram baseadas nas principais situações do registro de problemas com bebidas alcoólicas. “Escolhemos uma sexta-feira à noite para realizar a operação justamente porque muitas pessoas saem para se divertir e acabam ingerindo álcool enquanto estão trafegando”, explica.

Além das atividades de fiscalização e abordagens, os motoristas receberam orientações para se conscientizar dos riscos de dirigir sob efeito de álcool. “A população deve estar atenta com a legislação e evitar transtornos, trafegando com a documentação do veículo e a habilitação para dirigir em ordem, verificar se o extintor de incêndio está dentro da validade e o mais importante, que é a responsabilidade no trânsito e com as outras pessoas”, afirma.

Segundo dados do BPTran, de janeiro até agosto de 2013, foram registrados cerca de 1.277 acidentes de trânsito ocasionados pelo consumo de bebidas alcoólicas e 765 pessoas acabaram detidas por conduzir veículos em situação de embriaguez.