Walter Alves
O corpo de Flávio foi retirado da água somente ontem.

O que era para ser um final de semana tranqüilo, entre amigos, numa chácara localizada na região de Ribeirinha, em Rio Branco do Sul, tornou-se numa tragédia para Flávio Ferreira de Souza, 44 anos. Por volta das 17h do último sábado, quando banhava-se nas águas do Rio Ribeira, Flávio não conseguiu vencer a força da correnteza e se afogou. Sem poder ajudar, familiares e amigos testemunharam os derradeiros esforços do homem, até que Flávio desapareceu na água. Mesmo com a ajuda de bombeiros, o corpo da vítima foi encontrado somente na manhã de ontem, a aproximadamente oito quilômetros de onde desapareceu.

Amigo da vítima e proprietário da chácara onde aconteceu o episódio, Odair Tibilier, 55 anos, contou que ambos são moradores de Almirante Tamandaré e estavam passando o final de semana na Ribeirinha. Segundo o amigo, Flávio era casado, pai de dois filhos e trabalhava como motorista das Casas Bahia, mas estava afastado por problemas de saúde. ?Ele veio com sua mulher e mais um casal até a chácara. Estávamos todos em volta do rio e ele nadava  com outro amigo. Quando tentou chegar até uma pedra, a poucos metros da margem, ele desceu e não voltou mais?, contou Odair. De acordo com relatos de testemunhas, puxado pela correnteza, Flávio ainda passou sob uma cachoeira antes de seguir rio abaixo. Desesperada, uma das pessoas presentes chegou a correr pela margem do rio por aproximadamente um quilômetro, mas nada pôde fazer para salvar a vida do amigo.

Rapidamente, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas as chances de encontrar Flávio vivo eram remotas. ?Nosso trabalho era mais de buscar o corpo do que de tentar resgatar o homem com vida?, analisou o sargento Brasil, do Grupo de Operações e Socorro Tático (Gost). Porém, nem mesmo a busca teve sucesso na tarde de sábado. A equipe se instalou em Rio Branco do Sul e continuou a procura nos dias seguintes até que o corpo foi resgatado, por volta das 9h30 de ontem, na divisa de Rio Branco do Sul com Cerro Azul.