Foto: Allan Costa Pinto
Caminhões foram retirados
 da fábrica por voluntários.

Um incêndio de grande proporção destruiu parte da fábrica de salgadinhos da Elma Chips, na Rua Francisco Sobânia, na Cidade Industrial de Curitiba, na manhã de ontem. Na hora do incidente apenas seis funcionários estavam na empresa, ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros agiu rápido e conseguiu evitar que o fogo se alastrasse para outras áreas –  mesmo assim, cerca de 14 mil metros quadrados foram atingidos.

Mesmo o dia estando ensolarado, os moradores do Pinheirinho, Cidade Industrial e proximidades do Ceasa não viram o sol na manhã de ontem – a fumaça preta que cobriu o céu podia ser vista a quilômetros de distância.

O fogo começou por volta de 8h, no setor de produção do salgadinho Doritos, uma unidade recente, que foi implantada há pouco mais de um mês.

A assessoria de imprensa da empresa não quis se pronunciar, no entanto, alguns funcionários disseram que a linha de produção estava parada em função do feriado de Ano Novo e dos mais de 1,2 mil funcionários, apenas quatro estavam no interior da fábrica e dois na portaria. ?Todos estavam de folga. Por um lado isso foi bom, pois ninguém correu o risco de se ferir, mas por outro lado, nenhum brigadista estava aqui na hora para ajudar a conter o fogo?, disse um funcionário identificado apenas como Gilmar, que trabalha de segurança na empresa e acionou os bombeiros.

Segundo o tenente-coronel Claudinei Alves da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros de Curitiba, participaram do combate ao incêndio 17 viaturas com mais de 30 bombeiros.

Segundo ele, a causa do incêndio ainda será investigada, no entanto, ressaltou que todos os procedimentos da empresa estavam corretos e foram fundamentais para que sua equipe trabalhasse com segurança.

Voluntários

Não muito longe da área atingida, cerca de 70 caminhões estavam estacionados, nas docas, alguns carregados, prontos para serem retirados depois do feriado. Percebendo o risco do fogo se alastrar e chegar no estacionamento, motoristas voluntários se disponibilizaram a retirar os caminhões de dentro da empresa e estacionar nas proximidades.

A empresa

A Elma Chips nasceu no Brasil em 1974, com a união de duas empresas, a Americam Potato Chips, de São Paulo e a Elma Produtos Alimentícios de Curitiba. Desde seu início a Elma Chips é líder do setor de salgadinhos, com uma linha variada de produtos distribuídos em mais de 200 mil pontos de venda e conta com aproximadamente cinco mil funcionários trabalhando em várias regiões do Brasil.