O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde prendeu dois homens por crime ambiental durante uma Blitz de fiscalização na tarde de sexta-feira (17), em Antonina, no Litoral.

De acordo com a polícia, dentre os vários carros abordados, dois estavam com caranguejo Uçá com menos de 7 centímetros, o que é abaixo do permitido pela legislação ambiental. Foram apreendidos aproximadamente 100 quilos de caranguejos, o que corresponde a pouco mais de mil crustáceos.

A Força Verde explica que a captura, transporte, comercialização e consumo do caranguejo Uçá é permitida no Paraná no período de primeiro de dezembro a 15 de março de cada ano, mas somente de machos, cuja carapaça tenha largura mínima de 7 centímetros.

Além de serem presos, os dois homens foram multados em R$ 700 pelo crime ambiental. Os caranguejos apreendidos foram devolvidos ao habitat natural pelos policiais da Força Verde. A polícia constatou ainda que um dos presos tem mandado de prisão por tentativa de homicídio expedido pela justiça de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.