Uma semana depois de a RPCTV exibir uma reportagem que denunciava a ação de vândalos saqueando e destruindo túmulos no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, localizado no bairro São Francisco, a Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta sexta-feira (21), que o módulo fixo da Guarda Municipal no local foi reativado.

Na noite de sábado, dia 08 de fevereiro, vândalos invadiram o cemitério destruindo vários túmulos, além de furtarem diversas peças. O túmulo da dupla paranaense Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, que ficaram famosos pela música As mocinhas da cidade, teve uma viola de bronze feita em homenagem aos músicos, roubada pelos bandidos. Outros túmulos foram destruídos e diversas peças de bronze foram levadas.

Segundo a diretora do departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Carneiro, o monitoramento através de rondas 24 horas, com viaturas, continua sendo feito no entorno, agora com a presença de guardas dentro do cemitério.

“Estamos investindo na melhoria e revitalização do espaço, por isso a presença da Guarda Municipal aqui dentro é fundamental, para coibir roubos e vandalismo”, disse Ela diz que a expectativa é de que a visitação ao cemitério aumente. “As pessoas se sentem mais seguras para vir até aqui quando a Guarda Municipal está presente”, afirmou Patrícia.

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o equipamento público mais antigo da cidade, fundado em 1854. O local conta com 5,7 mil túmulos e 74,3 mil sepultados.

Obras

Entre outras obras de melhorias na infraestrutura, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula teve a substituição de 25 metros quadrados do muro da Rua Quari, que estava comprometido. A obra foi concluída recentemente.

O setor de atendimento está passando por uma reforma geral, que deverá estar pronta dentro de 40 dias. “Isso trará benefícios para a população que precisa utilizar o serviço funerário e também para os servidores que trabalham no local”, afirmou Patrícia.

Uma das benfeitorias da obra serão as novas marquises, que seguem as características do projeto arquitetônico original do Cemitério São Francisco de Paula e que irão substituir os atuais toldos, que estão fora do padrão. Haverá ainda pintura nas edificações e plantio de grama.

A empresa H.W.Empreiteira de Obras, vencedora do certame licitatório para tomada de preços, está executando a obra, que tem um custo de R$ 130,3 mil. Os recursos são do Fundo Municipal de Meio Ambiente.