Cuidado! Você pode ser vítima de um golpe, mesmo sem sair de casa. A imaginação dos vigaristas está cada vez criativa. Agora eles estão "roubando" créditos de celulares pré-pagos. Com promessas de que a pessoa ganhará DVDs e câmaras digitais, os golpistas ligam para telefones fixos e convencem a pessoa a recarregar seu celular. Eles orientam que, para participar da "promoção", o cliente tem que ir até uma revenda comprar créditos e, antes de recarregar o celular, deve repassar o número da senha. Com isso, o cliente pode participar das promoções que, de acordo com os espertalhões, são realizadas em conjunto entre as empresas de telefonia móvel e multinacionais.

A delegada Vanessa Alice, da Delegacia de Estelionato, informou que desde dezembro várias pessoas já registraram o "roubo" de créditos de pré-pagos. "Eles telefonam de um telefone celular pré-pago, mas não deixam o número para retorno. Depois eles telefonam novamente, para que a vítima repasse a senha", explicou a delegada. Em alguns casos, após se apropriarem indevidamente dos créditos de pré-pagos, os vigaristas fizeram um novo contato com o cliente da telefonia móvel e pediram para que recarregasse o celular outra vez. "Alguns caem no golpe novamente", comentou Vanessa.

De acordo com a delegada, as investigações desenvolvidas pela Estelionato apuraram que os telefones dos golpistas são de Minas Gerais e da Bahia e a maioria é furtada, o que dificulta chegar aos estelionatários.

Lesados

A empresa Brasil Telecom confirmou que vários de seus clientes já foram vítimas do golpe do pré-pago, mas alerta que clientes de outras empresas do ramo também foram lesados. A assessoria de imprensa da empresa esclarece para que as pessoas não forneçam nenhum tipo de senha para desconhecidos. A orientação, em caso de dúvidas, é para que o cliente entre em contato com a empresa prestadora do serviço.