Autoridades participaram
da inauguração do novo módulo.

O centro histórico de Curitiba está abrigando – desde ontem – a sede do 2.º Pelotão do 12.º Batalhão de Polícia Militar. O espaço foi inaugurado às 10h30, na Rua Mateus Leme, 12, ao lado do antigo posto policial, onde antes funcionava uma loja de antiguidades. 11 policiais estão lotados ali, para cuidar da segurança da região durante as 24 horas do dia. Os patrulhamentos dos PMs deverão ser realizados nas ruínas do São Francisco, e ainda pelas ruas Barão do Cerro Azul, Nestor de Castro e Inácio Lustosa.

“Sabemos que a PM está com um efetivo pequeno. Porém, vamos solicitar que mais 11 policiais sejam colocados para trabalhar no centro histórico da capital, totalizando assim 22 homens em atividade no novo posto”, disse o presidente do Conselho Comunitário da Área Central de Curitiba, Alberico Ventura do Nascimento. “Pelo centro histórico transitam muitos turistas e pessoas que freqüentam a noite curitibana. Isso acaba atraindo ladrões e exige uma maior segurança.”

O posto policial possui a recepção, sala de funcionamento de rádio, cozinha e sala de espera para vítimas e detentos. Também conta com um telefone público, (41) 323-9622, e é equipado com um sistema de rádio diretamente ligado à central da PM. O espaço físico do novo posto começou a ser remodelado há 60 dias. A reforma custou R$ 5.500,00 e está sendo totalmente paga pela comunidade. “Diversos moradores e comerciantes do centro histórico fizeram doações em dinheiro para que pudéssemos inaugurar o novo posto”, diz. “Nele, os policiais vão se sentir mais confortáveis e terão mais disposição para trabalhar.”

Participaram da solenidade de inauguração membros da comunidade, policiais, vereadores, integrantes da Secretaria da Segurança, da Guarda Municipal e de igrejas localizadas no centro histórico.