As forças de segurança do Estado iniciaram na manhã deste sábado (9) a terceira edição da megaoperação Nhapecani, com 500 pontos de bloqueio em todo o Paraná. A ação mobiliza seis mil agentes, sendo 5,2 mil policiais militares, 370 policiais civis, 60 policiais federais, 234 policiais rodoviários federais, além de 70 integrantes da Receita Federal.

O objetivo da megaoperação é reduzir a incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos), assim como combater roubos e furtos de veículos e ao comércio. Durante a operação, os policiais realizam batidas e abordagens, fiscalizam veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais.

Somente na Região Metropolitana de Curitiba, onde se concentram quase metade dos crimes violentos no Estado, são 200 pontos de bloqueio. A Nhapecani acontece paralelamente à outras ações de todas as forças no Estado, todos reunidos com o objetivo de combater a criminalidade, reduzindo, por exemplo, o número de armas ilegais em circulação.